Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos (doi:10.60879/UFG/CBYHJ5)
(Training on open science for graduate students and scientific journal editors)

View:

Part 1: Document Description
Part 2: Study Description
Part 5: Other Study-Related Materials
Entire Codebook

Document Description

Citation

Title:

Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos

Identification Number:

doi:10.60879/UFG/CBYHJ5

Distributor:

Universidade Federal de Goiás

Date of Distribution:

2025-06-25

Version:

1

Bibliographic Citation:

Drumond, Larissa Bárbara Borges; Rezende, Laura Vilela Rodrigues, 2025, "Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos", https://doi.org/10.60879/UFG/CBYHJ5, Universidade Federal de Goiás, V1

Study Description

Citation

Title:

Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos

Alternative Title:

Training on open science for graduate students and scientific journal editors

Identification Number:

doi:10.60879/UFG/CBYHJ5

Authoring Entity:

Drumond, Larissa Bárbara Borges (Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Informação e Comunicação)

Rezende, Laura Vilela Rodrigues (Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Informação e Comunicação)

Distributor:

Universidade Federal de Goiás

Access Authority:

Drumond, Larissa Bárbara Borges

Depositor:

Oliveira, Anne

Date of Deposit:

2025-06-23

Holdings Information:

https://doi.org/10.60879/UFG/CBYHJ5

Study Scope

Keywords:

Ciências Sociais, Cultura científica, Integridade acadêmica, Comunicação científica, Divulgação científica

Topic Classification:

Ciência Aberta

Abstract:

Tratam-se de dados gerados e coletados durante a pesquisa de doutoramento, que incluem análise das 50 fichas de avaliação das áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quanto à menção à iniciativas de ciência aberta. Correlação das áreas de avaliação da CAPES com os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás; Dados coletados por meio dos questionários aplicados a pós-graduandos e editores de periódicos científicos da UFG; Ementa elaborada para intervenção formativa; Anotações de campo sobre a formação; Materiais de divulgação; entre outros que sejam gerados durante a pesquisa.

Time Period:

2025-06-01-

Date of Collection:

2025-06-01-

Kind of Data:

Dados documentais

Kind of Data:

Dados observacionais

Kind of Data:

Questionários

Notes:

O projeto "Práticas científicas e comunicação de seus resultados: sentidos, resistências e possibilidades de aplicação da Ciência Aberta na UFG", objetiva compreender os sentidos, práticas e resistências atribuídos à ciência aberta por pós-graduandos e editores da Universidade Federal de Goiás no desenvolvimento e comunicação das pesquisas, analisando como intervenções formativas, fundamentadas nos princípios da integridade acadêmica, da comunicação e da divulgação científica, podem possibilitar a ressignificação dessas concepções. Metodologicamente é uma pesquisa social aplicada que, quanto aos objetivos, é exploratória-interpretativo e, quanto aos procedimentos, é um estudo interventivo, com o desenvolvimento de uma formação sobre ciência aberta, dirigida a pós-graduandos e editores de periódicos científicos da universidade. Os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários antes e após a intervenção formativa e registros (anotações de campo) da própria formação. Os dados provenientes das respostas dos questionários serão analisados por meio de instrumentos descritivos e diagnósticos e as anotações sobre a formação por meio da análise temática. Espera-se que o estudo ofereça uma compreensão aprofundada das condições simbólicas, institucionais e culturais que moldam as práticas do fazer e do comunicar a ciência em diferentes áreas do conhecimento da instituição, além de evidenciar como a ciência aberta é percebida, apropriada e resistida e como ela é ressignificada após a intervenção formativa.

Methodology and Processing

Sources Statement

Data Access

Notes:

<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0">CC BY 4.0</a>

Other Study Description Materials

Other Study-Related Materials

Label:

Areas de avaliacao CAPES e Programas de Pos Graducao da UFG.xlsx

Text:

Análise das 50 fichas de avaliação das áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quanto à menção à iniciativas de ciência aberta. As fichas são referentes ao quadriênio 2025-2028

Notes:

application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet