View: |
Part 1: Document Description
|
Citation |
|
---|---|
Title: |
Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos |
Identification Number: |
doi:10.60879/UFG/CBYHJ5 |
Distributor: |
Universidade Federal de Goiás |
Date of Distribution: |
2025-06-25 |
Version: |
1 |
Bibliographic Citation: |
Drumond, Larissa Bárbara Borges; Rezende, Laura Vilela Rodrigues, 2025, "Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos", https://doi.org/10.60879/UFG/CBYHJ5, Universidade Federal de Goiás, V1 |
Citation |
|
Title: |
Formação sobre ciência aberta para pós-graduandos e editores de periódicos científicos |
Alternative Title: |
Training on open science for graduate students and scientific journal editors |
Identification Number: |
doi:10.60879/UFG/CBYHJ5 |
Authoring Entity: |
Drumond, Larissa Bárbara Borges (Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Informação e Comunicação) |
Rezende, Laura Vilela Rodrigues (Universidade Federal de Goiás - UFG, Faculdade de Informação e Comunicação) |
|
Distributor: |
Universidade Federal de Goiás |
Access Authority: |
Drumond, Larissa Bárbara Borges |
Depositor: |
Oliveira, Anne |
Date of Deposit: |
2025-06-23 |
Holdings Information: |
https://doi.org/10.60879/UFG/CBYHJ5 |
Study Scope |
|
Keywords: |
Ciências Sociais, Cultura científica, Integridade acadêmica, Comunicação científica, Divulgação científica |
Topic Classification: |
Ciência Aberta |
Abstract: |
Tratam-se de dados gerados e coletados durante a pesquisa de doutoramento, que incluem análise das 50 fichas de avaliação das áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quanto à menção à iniciativas de ciência aberta. Correlação das áreas de avaliação da CAPES com os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás; Dados coletados por meio dos questionários aplicados a pós-graduandos e editores de periódicos científicos da UFG; Ementa elaborada para intervenção formativa; Anotações de campo sobre a formação; Materiais de divulgação; entre outros que sejam gerados durante a pesquisa. |
Time Period: |
2025-06-01- |
Date of Collection: |
2025-06-01- |
Kind of Data: |
Dados documentais |
Kind of Data: |
Dados observacionais |
Kind of Data: |
Questionários |
Notes: |
O projeto "Práticas científicas e comunicação de seus resultados: sentidos, resistências e possibilidades de aplicação da Ciência Aberta na UFG", objetiva compreender os sentidos, práticas e resistências atribuídos à ciência aberta por pós-graduandos e editores da Universidade Federal de Goiás no desenvolvimento e comunicação das pesquisas, analisando como intervenções formativas, fundamentadas nos princípios da integridade acadêmica, da comunicação e da divulgação científica, podem possibilitar a ressignificação dessas concepções. Metodologicamente é uma pesquisa social aplicada que, quanto aos objetivos, é exploratória-interpretativo e, quanto aos procedimentos, é um estudo interventivo, com o desenvolvimento de uma formação sobre ciência aberta, dirigida a pós-graduandos e editores de periódicos científicos da universidade. Os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários antes e após a intervenção formativa e registros (anotações de campo) da própria formação. Os dados provenientes das respostas dos questionários serão analisados por meio de instrumentos descritivos e diagnósticos e as anotações sobre a formação por meio da análise temática. Espera-se que o estudo ofereça uma compreensão aprofundada das condições simbólicas, institucionais e culturais que moldam as práticas do fazer e do comunicar a ciência em diferentes áreas do conhecimento da instituição, além de evidenciar como a ciência aberta é percebida, apropriada e resistida e como ela é ressignificada após a intervenção formativa. |
Methodology and Processing |
|
Sources Statement |
|
Data Access |
|
Notes: |
<a href="http://creativecommons.org/licenses/by/4.0">CC BY 4.0</a> |
Other Study Description Materials |
|
Label: |
Areas de avaliacao CAPES e Programas de Pos Graducao da UFG.xlsx |
Text: |
Análise das 50 fichas de avaliação das áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quanto à menção à iniciativas de ciência aberta. As fichas são referentes ao quadriênio 2025-2028 |
Notes: |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet |