Descrição
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Tratam-se de dados gerados e coletados durante a pesquisa de doutoramento, que incluem análise das 50 fichas de avaliação das áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), quanto à menção à iniciativas de ciência aberta. Correlação das áreas de avaliação da CAPES com os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás; Dados coletados por meio dos questionários aplicados a pós-graduandos e editores de periódicos científicos da UFG; Ementa elaborada para intervenção formativa; Anotações de campo sobre a formação; Materiais de divulgação; entre outros que sejam gerados durante a pesquisa.
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Notas
| O projeto "Práticas científicas e comunicação de seus resultados: sentidos, resistências e possibilidades de aplicação da Ciência Aberta na UFG", objetiva compreender os sentidos, práticas e resistências atribuídos à ciência aberta por pós-graduandos e editores da Universidade Federal de Goiás no desenvolvimento e comunicação das pesquisas, analisando como intervenções formativas, fundamentadas nos princípios da integridade acadêmica, da comunicação e da divulgação científica, podem possibilitar a ressignificação dessas concepções. Metodologicamente é uma pesquisa social aplicada que, quanto aos objetivos, é exploratória-interpretativo e, quanto aos procedimentos, é um estudo interventivo, com o desenvolvimento de uma formação sobre ciência aberta, dirigida a pós-graduandos e editores de periódicos científicos da universidade. Os dados serão coletados por meio da aplicação de questionários antes e após a intervenção formativa e registros (anotações de campo) da própria formação. Os dados provenientes das respostas dos questionários serão analisados por meio de instrumentos descritivos e diagnósticos e as anotações sobre a formação por meio da análise temática. Espera-se que o estudo ofereça uma compreensão aprofundada das condições simbólicas, institucionais e culturais que moldam as práticas do fazer e do comunicar a ciência em diferentes áreas do conhecimento da instituição, além de evidenciar como a ciência aberta é percebida, apropriada e resistida e como ela é ressignificada após a intervenção formativa. |